Menu

UFPR promove o #AbrilIndígenaUFPR2022 com programação organizada por estudantes indígenas

Por Fabio Gasparello Marcolino

Como já é tradição, a Universidade Federal do Paraná promove em abril uma programação cultural com intuito de dar visibilidade às reivindicações e lutas pelos direitos das populações indígenas, reafirmando sua presença na UFPR. É o Abril Indígena UFPR 2022
 
A programação traz neste ano eventos presenciais e virtuais organizados por estudantes indígenas por meio do recém formado Coletivo dos Estudantes Indígenas da UFPR (CEInd) em colaboração com diversas unidades da UFPR: a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura por meio da Coordenadoria de Cultura e do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, o Núcleo Universitário de Educação Indígena, o PET Indígena da UFPR, e a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD). As atividades que compõem a programação serão divulgadas pelas redes sociais dos organizadores. Outras unidades, organizações e setores da Universidade que queiram divulgar seus próprios eventos e apoiar a divulgação da programação nas suas redes sociais são convidadas a fazer parte da programação oficial através do uso da hashtag #AbrilIndígenaUFPR2022

A cada nova edição da programação do Abril Indígena UFPR, alunas e alunos indígenas da UFPR possuem papel cada vez maior no desenvolvimento das atividades do evento. Os encontros são ocasião para ampliação e fortalecimento de conexões entre estudantes e as comunidades e organizações às quais se vinculam, e propiciam um momento de visibilidade às expressões artísticas e intelectuais dos povos indígenas no Brasil, fazendo as contribuições indígenas reverberarem na construção de uma Universidade que se quer cada vez mais inclusiva e plural.

Confira a Programação do evento abaixo:

Imagem gráfica de fundo verde água. Cartaz de divulgação. Título:#Abril Indígena UFPR 2022. O card tem duas colunas. Na primeira, encontra-se uma foto de um cesto artesanal feito com palhas de junco de cor natural trançadas em palhas coloridas amarelas, rosas e verdes. Na segunda, abaixo do título, está escrito: Confira a programação completa no site e nas redes sociais: sipad.ufpr.br; Instagram: @sipad.ufpr; Facebook: SIPAD UFPR; Twitter: @SipadUfpr.  

No rodapé, encontram-se os logos da UFPR, da PROEC, da COC, da SIPAD, do Projeto Comunicar Direitos, do NuCA, do MAE, do PET Indígena, do NUEI e do CEIND.
Arte: Bia Vieira;
Descrição da Imagem: Gustavo Ramos.

Inauguração da sala do Coletivo de Estudantes Indígenas da UFPR (CEInd-UFPR) e exposição de Artes Indígenas
Quando: 14/04 das 14h às 18h e 18/04 das 8h às 12h e das 14h às 18h    
Local: Sala 22, subsolo – Prédio Histórico da UFPR.  

Exibição do documentário “FESTRIBAL – Do dabucuri nasceu seu ritmo” 
O Festival dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro, mais conhecido como Festribal, é tema principal do documentário “Festribal: Do dabucuri nasceu seu ritmo”. Produzido pelo estudante indígena de jornalismo, Robson Delgado, o documentário tem o objetivo de contar que a festa reúne originalidade, cultura, dança, beleza e representatividade das etnias que ali residem.  
Quando: Terça-feira, 19/04 – 19h    
Local: Salão Nobre – Prédio Histórico da UFPR – Centro, Curitiba.

Pré-lançamento do Jogo “Cobra Canoa: Jogo da Memória de Grafismos Indígenas do MAE-UFPR” e Lançamento do vídeo
do Projeto Comunicar Direitos em co-produção com o CEInd “Aldeando a Universidade: o Coletivo de Estudantes Indígenas na UFPR (CEInd)
Quando: Segunda-feira, 25/04, 18h 
Local: Espaço MAE – Prédio histórico da UFPR na Praça Santos Andrade, subsolo – Centro, Curitiba.

Imagem gráfica de fundo verde água. Título em amarelo: Inauguração da sala dos estudantes indígenas e exposição de artes indígenas. No centro do card, encontram-se as informações do evento: dia 14/4 das 14h às 16h; dia 18/4 das 8h às 12h e das 14 às 18h; Local: Prédio Histórico UFPR, número 50, Sala 22 – Subsolo. Ao lado tem-se um cesto artesanal feito com palhas de junco de cor natural trançadas em outras de cor azul. No rodapé, está escrito: Abril Indígena UFPR 2022.
Arte: Bia Vieira;
Descrição da Imagem: Gustavo Ramos.
Card com fundo verde água e detalhes em amarelo claro. Na parte superior esquerda, o título: "hashtag" Abril Indígena UFPR 2022. À direita, um retângulo amarelo com as pontas arredondadas e um triângulo verde ao centro. Abaixo, à direita, há a foto de um cesto indígena, ele é feito de palha, assemelha-se a um vaso e tem algumas listras nas cores: verde, pink e amarelo. A foto foi extraída do arquivo do MAE-UFPR. Ao lado, as seguintes informações: Exibição documentário “Festribal: do dabucuri nasceu seu ritmo”; data: 19/04; horário: 19 horas e local: Prédio Histórico UFPR, 50 - Salão Nobre - Direito.
Arte: Bia Vieira;
Descrição: Letícia Portela.
Card com fundo verde água e detalhes em amarelo claro. Na parte superior esquerda, o título: "hashtag" Abril Indígena UFPR 2022. À direita, está a logo do Coletivo dos Estudantes Indígenas da UFPR. Abaixo, à direita, há a foto de um cesto indígena, ele é feito de palha, assemelha-se a um vaso e tem algumas listras nas cores: verde, pink e amarelo. A foto foi extraída do arquivo do MAE-UFPR. Ao lado, estão as seguintes informações: Lançamento do vídeo com o Coletivo de Estudantes Indígenas da UFPR; Produção: Projeto Comunicar Direitos; Data: 25/04; Horário: 17 horas e Local: Sala educativa MAE-UFPR, Santos Andrade, 50 - Subsolo.
Arte: Bia Vieira;
Descrição da Imagem: Letícia Portela.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR