SUPERINTENDENTE FALA SOBRE TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO DA SIPAD UFPR

No dia 11 de setembro de 2019, o superintendente da Sipad, Professor Doutor Paulo Vinicius Baptista da Silva, em entrevista falou sobre a  criação do órgão. Baptista é formado em psicologia pela Universidade Federal do Paraná, e é professor do Setor de Educação desde 1995. Sua linha de trabalho é sobre relações raciais, políticas afirmativas, e políticas públicas para crianças e adolescentes.  O professor foi empossado como superintendente em 28 de junho de 2018 em cerimônia no gabinete do reitor.

Criada em 29 de novembro de 2017, a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), é vinculada ao Gabinete da Reitoria, tem como missão propor, fortalecer e concretizar políticas de promoção de igualdade e de defesa dos direitos humanos junto às práticas inclusivas empenhadas pela Universidade Federal do Paraná. Segundo o superintendente, os fatores que levaram a  criação de um órgão que executasse as demandas de políticas afirmativas e de inclusão foi, principalmente para  que houvesse uma responsabilização formal para tais atribuições. A UFPR já vinha num movimento de maior vazão para tais temas, desde o início dos debates sobre Políticas  de democratização do acesso à universidade até sua aprovação em 2004, propiciando a formação de um espaço institucional com maior diálogo com os movimentos sociais.

A SIPAD tem se mostrado fundamental para atuação em prol do desenvolvimento e fortalecimento de ações afirmativas em todo o âmbito universitário,no reconhecimento da diferença e da diversidade; no atendimento aos direitos de pessoas com necessidades especiais, com deficiência, altas habilidades/superdotação, surdos/as, negros/as, indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, povos do campo, mulheres, LGBTIs, migrantes, refugiados/as, solicitantes de refúgio ou portadores/as de acolhida humanitária, apátridas e outros grupos histórica e socialmente subalternizados, no âmbito acadêmico, pedagógico e institucional da comunidade da UFPR.

No período de consolidação da SIPAD as maiores dificuldades foram relacionadas a  escassez de recursos e de espaço físico. Hoje, embora cenário político esteja incerto para as universidades federais, Baptista se considera ainda otimista. Baptista é um pesquisador reconhecido no que se trata de  pensar e implementar políticas que promovessem a inclusão e a diversidade em nível institucional na universidade.

O superintendente comenta que o interesse humanista foi despertado logo na infância. Nascido em uma família humilde de raízes africanas e indigenas. Sempre teve incentivo de sua família para ler e comentou que sua casa era um lugar de trânsito de livros e pessoas. Isso principalmente por ser um terreiro de umbanda nos fundos, segundo ele, nas manhãs de sexta-feira depois da novena as pessoas iam se consultar com seu avô, que era pai de santo. Dentre as relações com a família, a avó tem um lugar especial em seu coração e na sua memória,por ser uma referência de africanidade. Durante a adolescência pode frequentar clubes de classe média em Belo Horizonte,o que ajudou a construir uma percepção de que ele transitava entre dois mundos.

Entrevista por Victoria S. Rodrigues/ Revisão: Judit Gomes