SIPAD/UFPR promove lançamento de livros no Março Mulheres 2023

Por Flávia Cé Steil*

Março Mulheres é um evento anual da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Essa data é marco de luta e resistência por respeito, igualdade e contra todas as formas de violência. A solenidade busca ampliar e visibilizar as vozes de mulheres dentro do ambiente acadêmico.

Para finalizar o Março Mulheres UFPR 2023, a SIPAD, em conjunto com a UFPR, organizou uma cerimônia de lançamento de três livros que discutem temáticas inclusivas. Racismo Estrutural e Infância Negra: premissas para uma discussão conceitual e política sobre desenvolvimento infantil; Gritarias Epistêmicas – (r)existências de travestis e mulheres transexuais negras no Brasil; Arco-íris para quem? (in)visibilidades lésbicas e sapatônicas serão os livros em destaque.

O evento acontecerá no dia 31/03, às 19h30 no Anfiteatro 100 – 1º andar, Edifício Dom Pedro I, Reitoria UFPR.

Comporão a mesa de debates: Lucimar Rosa Dias, Waldete Tristão; Grazielle Tagliamento, Dayana Bruneto, Megg Rayara Gomes de Oliveira; Camila Mīg Sá dos Santos da Silva. Mediação: Jessica Blaine.
Apresentação Cultural: Andréia Gavita.

Também, organizado pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), em 2023, a programação tem como temática “Vivências e o Empoderamento na Academia”. Por meio dos Projetos Comunicar Direitos e Negritude UFPR, a fim de evidenciar a luta feminina, a SIPAD reuniu os relatos da pesquisadora e professora do Departamento de Educação da UFPR, Lucimar Rosa Dias, da estudante de direito e ativista indígena pertencente às etnias Kaixana e Tikuna, Ivaniza Ruiz, e da psicóloga e doutoranda em Educação Diana Theodoro como reconhecimento por suas atuações no ambiente acadêmico.

As histórias de empoderamento e dedicação dessas mulheres foram compiladas em três vídeos que trazem suas relações com a cultura ancestral, com “ser mulher” e com o direito à universidade. Os vídeos serão postados ao longo do mês de março nas plataformas do YouTube no canal oficial SIPAD Comunica e do Instagram.

Card com fundo na cor salmão e círculos laranjas. Silhueta do rosto de uma mulher na cor marrom no lado esquerdo do card. Título: Março Mulheres UFPR. Mesa “Vivências e o Empoderamento na Academia e Lançamento de Livros" sobreposto à silhueta. Abaixo: Comporão a Mesa: Lucimar Rosa dias, Sara Brown, Grazielle Tagliamento, Dayana Bruneto, Megg Rayara Gomes de Oliveira e Camila Mig Sá dos Santos. Mediação:  Jessica Blaine. Apresentação cultural: Andréia Gavita
Arte: Mayane Santos*
Sobreposto à silhueta estão as capas dos livros que serão lançados: Gritarias Epistêmicas; Arco-íris para quem? (in)visibilidades lésbicas e sapatônicas e; Racismo estrutural e infâncias negras. Abaixo: 31 de março, às 19:30 horas – Anfiteatro 100, 1º andar, Dom Pedro I – Reitoria UFPR.

* Flávia Cé Steil é estudante de Jornalismo e assessora da Prática.
Mayane Santos é estudante de Design de Produtos e bolsista do NuCA.