Por Felipe Reis*
A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará, entre os dias 1 de abril e 20 de junho, um curso de extensão obrigatório como parte da formação dos estudantes contemplados pelo Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social – Pesquisa e Extensão (Pibis) da Fundação Araucária.
O objetivo das aulas é proporcionar a reflexão e analisar as políticas afirmativas para as diferentes áreas de atuação da Sipad evidenciando as ações voltadas aos grupos com fragilidades socioeconômicas.
O curso possui carga horária de 40 horas e será realizado de forma semipresencial com materiais e atividades assíncronas pela plataforma da UFPR Virtual e sete encontros presenciais.
Serão cadastrados todos os bolsistas selecionados e que estão atuando no edital 2022/2023 – PIBIS/FA. Os estudantes que já fizeram o curso nos editais anteriores, precisarão realizar novamente. Pois é uma oferta diferente que visa a continuidade dos estudos sobre as políticas inclusivas e afirmativas. O certificado deste workshop e o relatório final da bolsa que deve ser entregue ao final do período de vigência e são pré-requisitos para o recebimento do certificado da bolsa ao final.
A frequência mínima para os alunos nas atividades do curso é de 80%, mediante a presença nas aulas e realização das atividades propostas no AVA. Cada atividade tem uma distribuição de carga horária e porcentagem de frequência, se o cursista não realizar alguma das atividades, será descontada a porcentagem de frequência. O descumprimento das tarefas pode levar à perda do direito à certificação ao final do curso e participação em editais futuros.
Curso de Extensão “Formação em Políticas Inclusivas e Afirmativas”
Período: 1 de abril até 20 de junho
Local: Sala 232 A Prédio Rebouças Horário: das 9h às 12h
Informações: pibis@ufpr.br
*Felipe Reis é estudante do curso de jornalismo e bolsista do NuCA.