Segunda edição do “África em Curitiba” promove evento de Gala para arrecadação de recursos

Por Felipe Reis (estudante de jornalismo e bolsista no NuCA/SIPAD)

A Associação dos Africanos em Curitiba (BOMOKO) está promovendo um evento de “Gala Beneficente”. O encontro acontece no dia 30 de maio, a partir das 19h, no Restaurante Madaloso. Para participar, é preciso se inscrever através deste formulário.

Na segunda edição do África em Curitiba, o evento contará com três dias de comemorações em homenagem ao dia da África, 25 de maio. O objetivo é propiciar e arrecadar fundos com o intuito de ajudar famílias imigrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como adquirir equipamentos para melhorar o funcionamento da associação.

Esse encontro, não será apenas um ato social, pois também contará com  algumas atrações artísticas, como danças africanas, música ao vivo e jantar temático, com pratos da Angola, Benin, Costa do Marfim, Guinée-Bissau, Marrocos, República Democrática do Congo e Senegal.

As festividades começam na próxima quinta-feira (25), com uma série de palestras e lançamento de livros no salão nobre do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na praça Santos Andrade. Que debaterá em um ciclo de cinco palestras a percepção da diferença, tradição, a noção de identidade, diversidade e inclusão. Para se inscrever clique aqui.

Durante o acontecimento os participantes poderão discutir e refletir a respeito dos seguintes temas: Tradição e modernidade na África; Minha Cultura, Minha Identidade; Diversidade Cultural e Inclusão; África terra de investimento e oportunidade; e  Inserção política dos imigrantes Pessoa com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho.

Card com fundo preto contendo pingos dourados, simulando um céu estrelado; no centro o título: Gala Beneficente, logo à baixo envoltos de um círculo um a borda dourada a imagem de um homem e mulher com tom de pele preta trajando roupas típicas do continente africano, e ao lado direito em transversal: “Associação dos Africanos no Brasil”. Em sequência possui as seguintes informações: África em Curitiba, 2° edição, será realizado no dia 30 de maio às   19h. Em uma faixa dourada no final do card está a logo do Bomoko,  e o local do evento: Restaurante Madalosso, Av. Manoel Ribas, 5875 – Santa Felicidade.
Arte: @bomoko
Card no fundo colorido de alguns tecidos em estampas africanas, e no centro o título: “Associação dos Africanos em Curitiba, África em Curitiba 2° edição, juntamente da imagem de um homem e uma mulher com o tom de pele preta trajando roupas típicas do continente africano. Logo abaixo com um fundo branco a programação do evento: Palestra: tema: Tradição e Modernização na África; local: Prédio Histórico, Salão Nobre (UFPR) Ref. Praça Santos Andrade no dia 25/06 das 18h às 21h. Feira: conceito: Feira dos Afroemprendedores, jogos e oficina de brincadeiras infantis da África; local: Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos bancários e financiários de Curitiba e região, rua Piquiri, 380 – Rebouças será no dia 27/05 das 8h às 14h30. Gala Beneficente: menu: totalmente africano; local: Restaurante Madalosso na Av. Manoel Ribas, 5875, será no dia 30/05 das 19h  às 22h.

Arte: @bomoko

E como largada ao período, a organização da iniciativa impulsiona o lançamento de dois livros: “A musa, o Monstro e a Poesia” e “Destinos invisíveis e Países que não existem”. As publicações são uma alternativa para incentivar a leitura através de obras que abordam experiências culturais.

Voltado principalmente para mulheres e crianças, a celebração será repleta de atividades recreativas, com ensino e prática de brincadeiras e jogos africanos e contação de histórias, oficinas e atividades lúdicas culturais para os pequenos.

Para mais informações aqui ou entre em contato com a organização do evento através do instagram