Procuradora Dora Bertúlio (UFPR) participa da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados

A SIPAD tem a satisfação de comunicar que a Procuradora da Universidade Federal do Paraná, Dora Lúcia Bertúlio, compõe a Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados, instituída em 17 de dezembro de 2020. A Comissão tem a finalidade de avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no país. Leia aqui o documento.

Natural de Itajaí (SC), Dora Lucia é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com experiência em Direito Público, foi Procuradora da Fundação Cultural Palmares e atualmente é Procuradora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No ano de 2002, Dora Lucia assumiu a procuradoria da UFPR e a partir de então deu início ao trabalho coletivo que culminou na Resolução nº 37 de 2004, que colocou a Universidade entre as primeiras no Brasil a implementar a política de cotas.

Em 2017 ela foi homenageada como personalidade Afro-Paranaense pelo Governo do Estado do Paraná. E, em setembro de 2020, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, por unanimidade, a concessão do título de cidadania honorária à procuradora da UFPR.

Este é um reconhecimento de sua trajetória de lutas por políticas públicas para a população negra. Especialmente, pelo direito de negras e negros ingressarem em universidades públicas.

Imagem gráfica com fundo verde musgo claro. À esquerda, em uma moldura verde escura em formato de círculo, está a foto da Dora Lucia de Lima Bertulio. Ela é negra; tem os cabelos curtos e castanhos com alguns fios grisalhos; usa óculos preto, um colar, uma blusinha branca e um casaco com estampas florais na cor laranja. À direita, justificado, está escrito em letras brancas: Dora Lucia de Lima Bertulio - Mestre em direito da UFSC, professora visitante na Harvard University, procuradora da UFPR, pioneira na luta pela criação das cotas raciais e integrante da comissão da Câmara dos Deputados de combate ao racismo. No canto inferior direito, da esquerda para a direita, estão as logos da UFPR e da SIPAD.