Populações negras e indígenas são tema principal de Conferência Internacional promovida pela Universidade Estadual de Maringá

O evento tem início nesta quinta-feira 03 de setembro

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza o “Ciclo Internacional de Conferências: Populações Negras e Indígenas” por meio do Projeto Diversitas. O evento, que começa nesta quinta-feira, irá contar com a participação de conferencistas de Universidades dos Estados Unidos, Portugal, Espanha, México, Colômbia; e Universidades Federais do Paraná, Pará, Maranhão, e da UEM.

Cartaz (divulga o Ciclo Internacional de Conferências - Populações Negras e Indígenas)
fundo acinzentado com duas pessoas. Parte superior, letras brancas centralizado -
International Cicle of Lectures-Black and Indigenous Peoples. Em verde - Ciclo internacional
de conferências. Letras maiores, em branco a palavra populações, em preto negras, e em
vermelho indígenas. Abaixo, numa caixa de texto amarela, letras pretas Ciclo Internacional
de Ponências- Poblaciones Negras e Indígenas. Na lateral esquerda o contorno de um
mapa, verde, representa os cinco continentes. Superior, lateral esquerda uma figura de um
cocar e na lateral direita uma máscara africana. Abaixo, o cronograma das conferências:
03 de setembro- 11h00 (DF)- Dr Marco A. Pérez Jiménez (Universidad Nacional Autónoma
de México- UNAM)
Título: El uso de categorías étinico-raciales como marcadores de desigualdad social
en la Nueva España: el caso de los mestizos y pardos del puerto de Veracruz.
10 de setembro- 11h00 (DF)- Dra Eva Paulino Bueno (St.Mary's University, Texas- EUA);
Dr Josenildo de Jesus Pereira (Universidade Federal do Maranhão- UFMA);
Me Márcio D. de Carvalho e Silva (Universidade Federal do Pará- UFPA);
Me Rodrigo Caetano Silva (Universidade Federal do Pará- UFPA).
Título: Escravos, liberto e livres: história de luta e resistência no Brasil e na
Argentina.
17 de setembro- 11h00 (DF)- Dra Rocío Gil M. de Escobar (Universidad Autónoma
Metropolitana- Iztapalapa- UAM- México).
Título: Negritud multicultural: reconocimiento en tiempos de “el negro permitido”.
24 de setembro 16h00 (DF)- Dra Sandra Soler Castillo ( Universidad Distrital Francisco José
de Caldas).
Título: “¡Mira, un negro!” Elementos para pensar el racismo y la resistencia.
02 de outubro- 11h00 (DF) - Ma Paula Manchavas (Universidade de Coimbra -UC- Portugal)
Título: Para além da vimização das mulheres africanas/moçambicanas.
08 de outubro- 11h00 (DF)- Dr Luiz Alonso Ruiz-Peinado (Universidad de Barcelona-
UB-Espanha)
Título: Los misioneros católicos en el reino del Congo en el siglo 17.
15 de outubro- 14h00 (DF)- Dr Teun Van Dijk (Pompeu Fabra - Barcelona- UFP- Espanha)
Título : Antiracist Discourse in Brazil.
22 de outubro- 11h00 (DF)- Dr Alicia C. Guerrero (Universidad Autónoma Metropolitana-
UAM-México)
Título: Racismo y exclusión política de los pueblos e mujeres indígenas en México.
29 de outubro- 11h00 (DF)- Dra Marivânia C. de Raújo (Universidade Estadual de Maringá-
UEM-Paraná);
Dr Paulo V. Baptista da Silva (Universidade Federal do Paraná-UFPR)
Título: Os NEABs, as ações afirmativas e a luta por igualdade racial no Brasil.
Na parte inferior esquerda há as seguintes informações:
Link de inscrição: https://linktr.ee/dcseventospandemia
Canal de transmissão no Youtube: diversitaseventosuem
Na base do cartaz há os realizadores e apoiadores do evento
Realização: NEIAB-UEM, NEAB-UFPR e NEAB-UFES
Entre as instituições apoiadoras estão: o DCS UEM, PPGE-UFPR, PPGMPE-UFES
e o IFRO.

Os encontros têm por objetivo discutir temas relacionados às Populações Negras e Indígenas de diferentes localidades ao redor do mundo, abordando a visão de 13 profissionais ligados às causas e serão realizados às quintas-feiras, com horários variáveis (veja na programação).

Segundo Geovanio Rossato, coordenador do Projeto Diversitas, a importância deste evento reside sobre a possibilidade de compreensão em nível internacional de temas de extrema relevância relacionados à essas populações, tais como: escravidão, racismo, colonização, multiculturalismo, resistência, organização, vitimização de mulheres, entre outros.

O ciclo internacional é realizado em parceria com as Universidades Federais do Paraná, do Espírito Santo e Instituto Federal de Educação de Rondônia. As conferências acontecerão pelo Google Meet e pela página do YouTube do Diversitas Eventos. As inscrições podem ser realizadas na página do evento.