Políticas de Gênero e Diversidade

O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual tem como objetivo principal criar e fortalecer políticas afirmativas direcionadas às mulheres e à população LGBT da UFPR, numa perspectiva interseccional e de enfrentamento às diferentes formas de violências de gênero. Isto é, machismo, sexismo, LGBTIfobia, interseccionadas com outros tipos de violências como racismo, capacitismo, xenofobia, preconceito geracional, elitismo, intolerância religiosa, dentre outras possibilidades.

O Núcleo promove o Projeto de extensão Quartas LGBT UFPR, que busca dar visibilidade aos corpos, práticas, experiências e às perspectivas de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, dentre outras auto identificações relacionadas ao gênero e a diversidade sexual, numa perspectiva interseccional. A cada quarta-feira, o NGDS propõe debates sobre diversos temas, com a participação de ativistas pesquisadoras/es, de ativistas dos movimentos sociais e de sujeitas/os LGBT. O principal objetivo é visibilizar as questões e produções dessas/es sujeitas/os, além de enfrentar as violências de gênero (machismo, sexismo, LGBTIfobia) e o racismo de forma incisiva na sociedade.

Coordenadora: Dayana Brunetto

E-mails para contato: dayanabrunetto@ufpr.br e gdssipad@gmail.com