NuCA realiza oficina de Acessibilidade Digital

Por Gustavo Henrique Thomaz Ramos*

O Núcleo de Políticas de Comunicação, Tecnologias de Acessibilidade Digital e Pedagógica (NuCA/SIPAD) realizou no dia 22 de setembro uma oficina para promoção da acessibilidade em ambientes digitais com a equipe do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES/UFPR).

A oficina contou com a presença da coordenadora do NuCA, Judit Gomes da Silva (NuCA/SIPAD/UFPR), do Servidor Wagner Bitencourt (NAPNE/SIPAD/UFPR), e das/os/es bolsistas do NuCA, e buscou mostrar a importância da descrição de imagem e audiodescrição de vídeos para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual nos meios digitais. Também foi destacada a importância de se legendar os vídeos e de se disponibilizar a tradução em LIBRAS para pessoas surdas.

A oficina foi conduzida por Letícia Portela e Gustavo Ramos, bolsistas do NuCA, diretamente encarregadas da descrição de imagens das redes sociais da SIPAD, contando com a consultoria de Wagner Bitencourt, que também é deficiente visual, e com a colaboração dos/das/des demais bolsistas do NuCA.

Imagem gráfica com fundo laranja para divulgação de matéria sobre oficina de acessibilidade digital. Do lado esquerdo da imagem, encontra-se a logo da SIPAD, em tamanho grande, sobre um círculo branco. Ao lado dela um pouco acima, tem-se o símbolo de acessibilidade da ONU. Do lado direito da imagem, lê-se a manchete: "NuCA (Núcleo de Políticas de Comunicação, Tecnologias de Acessibilidade Digital e Pedagógica da SIPAD) realizou oficina de acessibilidade digital". No rodapé da imagem, aparecem, em tamanho pequeno, as logos da SIPAD, da UFPR e do NAPNE.
Créditos de arte: Letícia Mayumi.

Após a fala de abertura da coordenadora Judit e do servidor Wagner, Letícia e Gustavo realizaram um exercício de autodescrição com a equipe do NEPES – onde a pessoa descreve algumas de suas características para que a pessoa com deficiência visual possa saber, não apenas quem fala, mas também do lugar de onde aquela pessoa fala. Na sequência, passaram a mostrar alguns pontos chaves para a realização de uma boa descrição de imagem e de audiodescrição de vídeos, através de exemplos retirados de materiais produzidos pela SIPAD para suas mídias sociais.

Também foi mostrado como aplicar as descrições de imagens em posts de redes sociais, através do recurso do texto alternativo, que “esconde” a descrição de pessoas videntes, deixando-a disponível apenas para pessoas com os recursos de acessibilidade ativados nos aparelhos digitais. Após as exposições, pediu-se que a equipe do NEPES descrevesse uma imagem, para exercitar o que foi mostrado, e também expor suas dúvidas, momento em que a equipe do NuCA contribuiu com sua experiência na produção de material gráfico e audiovisual acessível.

A Consultoria

Ter a consultoria de uma pessoa com deficiência visual, não apenas em oficinas, mas na descrição e audiodescrição de imagens e vídeos, é fundamental para o trabalho de descrição. O/A consultor/a colabora para a composição, edição e melhoramento de uma descrição, trazendo a perspectiva das pessoas para as quais a descrição é feita. O servidor Wagner além de ter prestado a consultoria na oficina, também é o consultor do NuCA/SIPAD.

Demandas

O NEPES está realizando um trabalho de conscientização para a prevenção ao Coronavírus no retorno as aulas presenciais, e pediu apoio ao NuCA para que o material de conscientização fosse mais acessível. A partir dessa demanda, o NuCA ofertou a oficina do dia 22 de setembro. Se você ou seu grupo fazem parte da comunidade UFPR e têm interesse em saber mais sobre acessibilidade digital, entre em contato conosco pelo e-mail: comunicacao.sipad@gmail.com , para identificação da demanda e da compatibilidade dela com a oficina realizada pelo NuCA. Também ressaltamos que as nossas oficinas não tem a intenção de profissionalizar na área de Descrição ou Audiodescrição. As oficinas têm como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica da UFPR para a importância de maior acessibilidade nos meios digitais, e mostrar como a descrição e audiodescrição de imagens e vídeos são partes fundamentais disso, expondo, portanto, aspectos chaves desses trabalhos para que, cada vez mais, através da incorporação da Descrição nas dinâmicas de publicações em mídias sociais, se crie um ambiente digital acessível para todas/os/es.

*Gustavo Henrique Thomaz Ramos é bolsista do NuCA/SIPAD e estudante de Letras Português/Inglês na UFPR.