Menu

Eventos

IV Encontro Regional de Estudantes Indígenas da Região Sul ‘EREI’

O IV Encontro Regional de Estudantes Indígenas da Região Sul ‘EREI’ acontecerá entre os dias 27 a 29 de Novembro na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. No evento serão discutidas as Políticas Públicas Indigenistas. A Comissão Organizadora está angariando fundos através de uma “vaquinha” para a realização do evento. Você pode contribuir através de depósitos na seguinte conta: 

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

AGÊNCIA: 0369

OPERAÇÃO: 023

CONTA: 3434-3

CPF DO TITULAR: 008.728.639-48

Juntamente com o IV Encontro Regional dos Estudantes Indígenas – EREI SUL 2019, estará rolando nossa 2° Semana Acadêmica dos Estudantes Indígenas da UFPR 

Contribuir para este evento é contribuir  com a pauta indígena. Esperamos todas/os lá!

I Seminário do ErêYá – Desafios e perspectivas para uma Educação Antirracista

I Seminário do ErêYá – Desafios e perspectivas para uma Educação Antirracista é proposto e organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ErêYá) sendo parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. Visa promover reflexões sobre a educação das relações étnico-raciais relacionadas a: infâncias, mulheres negras, formação de professores(as), políticas públicas, mídias, arte e literatura de temática africana e afro-brasileira. Ocorre em comemoração ao segundo ano do ErêYá. Ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, Campus Rebouças, das 19 às 22 horas. É um evento voltado à participação de professores da educação básica e superior, pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação, movimentos sociais e comunidade em geral. A escolha da temática está relacionada ao aprofundamento do diálogo sobre uma educação para a diversidade para a diferença e contra a desigualdade social. Participe! 1) como Ouvinte ou 2) Participante com Apresentação de Trabalho: enviando resumo de pesquisa ou de relato de experiência. As inscrições com envio de trabalhos serão até dia 10 de novembro de 2019 às 23h59min. As devolutivas sobre o aceite dos trabalhos ocorrerão até o dia 17 de novembro. Serão aceitos até o limite de 8 trabalhos por GT.

Mais informações e inscrição: AQUI

Seminário Nacional de Ativistas e Pesquisadoras Lésbicas e Bissexuais

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Em 05 de outubro acontece em Curitiba, o Seminário Nacional de Ativistas e Pesquisadoras Lésbicas e Bissexuais. O evento é uma parceria da Rede Lésbi Brasil com a #UFPR #eventogratuito Inscrições no link: https://bit.ly/2mYMdyV.
Descrição da imagem #pratodosverem Arte com 05 quadrados tendo em cada um deles, em seu interior, uma letra. Nos três quadrados em lilás encontra-se as letras L, E, S. As letras B, I estão nos quadrados em tom de azul. Abaixo está escrito, Rede Lésbi Brasil sendo atravessada por um pontilhado sinuoso.
Créditos da Arte: Sam RS

 

Convite: Conversa com Sérgio Santos

Conversa sobre música, CD "Áfrico" e a presença das tradições negras na MPB,  de Setembro, segunda às Sete e meia da noite, na Caixa Cultural Curitiba - Rua: Conselheiro Laurindo Centro

 


 

Um Baile Bom – Batalha do Passinho

No sábado dia 14 de Setembro, às 22:00 horas, vai ocorrer na Sociedade Operária Beneficiente 13 de maio Um Baile Bom – Batalha do Passinho

Rua Desembargador Clotário Portugal, 274 – Centro – 80.410-220 – Curitiba / PR

Cartaz com fundo laranja, com dois meninos negros dançando passinho

Ingressos promocionais exclusivos aqui no link.

https://loja.socialwave.com.br/umbailebom/loja/brenda-dos-santos


Semana Happy Days

09/09/2019

A produção do musical Happy Days (ou Good Bye, Good Times), que estreia dia 19 de dezembro de 2019, no Teatro Guairinha, preparou uma série de encontros abertos ao público:

Cartaz na cor rosa, com uma imagem preto e branco de uma mulher branca em movimento de caminhar usando um vestido de bolinhas, estilo anos 60, com um salto alto. No lugar da cabeça há um arranjo de flores, com uma borboleta no topo. Link da programação: http://www.teatroguaira.pr.gov.br/2019/08/2681/Semana-Happy-Days-encontros-com-a-equipe-de-criacao-do-musical.html

Cartaz na cor rosa, com uma foto nas cores preto e branco de um busto de manequim em um supostamente atelier de costura Link da programação: http://www.teatroguaira.pr.gov.br/2019/08/2681/Semana-Happy-Days-encontros-com-a-equipe-de-criacao-do-musical.html

Fonte: http://www.teatroguaira.pr.gov.br/2019/08/2681/Semana-Happy-Days-encontros-com-a-equipe-de-criacao-do-musical.html


Processos seletivos para ingresso no Mestrado e no Doutorado na Antropologia

06/09/2019

Estão abertos os processos seletivos para ingresso no Mestrado e no Doutorado, no Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Acesse AQUI para mais informações sobre os editais.


18° Jornada de Agroecologia

26/08/2019

A 18° Jornada de Agroecologia ocorrerá do dia 29 de agosto a 1° de setembro de 2019, em Curitiba, Paraná.

Para informações sobre a programação geral da 18° jornada de agroecologia acessar o link.


Roda de conversa Pesquisa e gestão de acervos – História e memória das comunidades negras

26/08/2019

No próximo dia 31 de agosto, sábado, às 10 horas, a Casa Romário Martins, em Curitiba/PR, receberá uma roda de conversa sobre a pesquisa e gestão de acervos para a história e memória das comunidades negras no Sul do país. Organizada pela Superintendência do IPHAN no Paraná, juntamente com a Diretoria do Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, a atividade reunirá vários técnicas e pesquisadoras de instituições científicas, museais e/ou arquivísticas do estado do Paraná, as quais apresentarão seus relatos de experiência dentro do campo em questão, para, em seguida, discutirem os métodos, desafios e potenciais de seus respectivos trabalhos. Um dos propósitos da atividade é estabelecer um diálogo entre as exposições “Clubes Sociais Negros do Paraná” e “Presença negra em Curitiba”, as quais se encontram abertas à visitação até o fim de novembro na Casa Domingos Nascimento Sobrinho (sede do IPHAN-PR) e na Casa Romáro Martins (FCC), respectivamente. A roda de conversa será integrada pelas seguintes profissionais e discussões:

Maria Luiza Baracho (DPC-FCC) – Construção e repercussões da exposição “Presença negra em Curitiba”.

Joseli Mendonça (História-UFPR) – Pesquisa e difusão de acervos relativos à história e memória da presença negra em Curitiba.

Tatiana Marchette (Arquivo Público do Paraná) – Construção e repercussões do catálogo seletivo de documentos “Referentes aos africanos e afrodescendentes livres e escravos” (Paraná, 1853-1888).

Liliana Porto (MAE-UFPR) – Construção e gestão de acervos relativos a culturas populares de matriz africana no Paraná.

Thiago Hoshino, Miriane Figueira & Caroline Blum – Pesquisa e gestão do acervo da Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio.

Geslline Giovana Braga – Os acervos no mapeamento dos Clubes Sociais Negros do Paraná.

Tatiana Takatuzi – Construção e repercussões da exposição “Clubes Sociais Negros do Paraná”.

  • Diálogo entre as exposições Presença negra em Curitiba Clubes Sociais Negros do Paraná

Roda de conversa Pesquisa e gestão de acervos – História e memória das comunidades negras

Data: 31 de agosto de 2019, sábado, às 10h

Local: Casa Romário Martins (Largo Coronel Enéas, 30, Largo da Ordem, São Francisco – Curitiba/PR)

Exposição Clubes Sociais Negros do Paraná

Data: 16 de agosto a 30 de novembro de 2019, segunda a sexta, de 9h às 18h

Local: Casa Domingos Nascimento Sobrinho (Rua José de Alencar, 1808, Juvevê – Curitiba/PR)

Fonte:
http://portal.iphan.gov.br/pr/agendaEventos/detalhes/890/roda-de-conversa-pesquisa-e-gestao-de-acervos-%e2%80%93-historia-e-memoria-das-comunidades-negras

Evento Feminismos na América Latina: memória, diálogos e desafios

26/08/2019

Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR celebra 25 anos

No aniversário de 25 anos, o Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR (NEG) convida  a todas e a todos para participarem das atividades do Evento Feminismos na América Latina: memória, diálogos e desafios. As atividades serão realizadas às 18h30 no anfiteatro 100 – prédio Dom Pedro I da Universidade Federal do Paraná, nas datas de 26 a 30 de agosto de 2019. A historiadora Margareth Rago fará a conferência de abertura do evento. Segue abaixo a programação completa:

O Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal do Paraná (NEG/UFPR) criado em 1994, celebra 25 anos, na semana de 26 a 30 de agosto de 2019.   O evento tem como foco dar voz a trajetória das ideias feministas e de suas conquistas. Trata das lutas, das mudanças e dos desafios que estas ideias produziram, marcando o lugar acadêmico, formativo e político deste trabalho com a teorias, e com a prática inclusiva dos sujeitos.    Entre as principais contribuições evidencia-se a importância do debate sobre relações de gênero para os processos institucionais, acadêmicos e políticos; a desconstrução de normativas distorcidas e pouco comprometidas em promover a igualdade e impulsionar a defesa da democracia.   No contexto contemporâneo imputa-se como fundamental manter espaços de discussão públicas que  estejam comprometidos com a justiça, com as teorias críticas e com a produção de   conhecimentos voltados  a  construção  de temas  relativos a  igualdade  de   gênero. 

Fonte: http://www.marciatoccafondo.com.br/2019/08/nucleo-de-estudos-de-genero-da-ufpr.html


Processo seletivo para projetos de Organizações da Sociedade Civil

O projeto de cooperação técnica entre PNUD e Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) BRA 15/010 abriu edital no valor de R$ 900 mil para apoiar iniciativas de Organizações da Sociedade Civil que atuem em estados e municípios integrantes do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

Os recursos são voltados ao apoio de ações nas áreas temáticas de Políticas Afirmativas e Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais, conforme detalhado abaixo. Os valores de cada uma delas deve ser de até
R$ 90 mil e não há exigência de contrapartida financeira para as proponentes. O prazo final para o envio é 4 de outubro de 2019.
 
Atentem, por favor, para o fato de que é necessário apresentar a proposta de acordo com o modelo do edital. Veja aqui: https://bit.ly/2ZGfGMm
 
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: seppir.sinapir@mdh.gov.br.


Semana do Patrimônio – 16 e 17 de agosto

Nos dias 16 e 17 de agosto, por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Patrimônio, a Superintendência do IPHAN no Paraná realizará uma série de atividades relacionadas à temática dos Clubes Sociais Negros, bens culturais que são hoje objeto de processo de registro em esfera federal. Entre elas, está prevista uma reedição da exposição “Clubes Sociais Negros do Paraná”, originalmente criada para o Museu Paranaense, que agora será trazida para a Casa Domingos Nascimento Sobrinho (sede do IPHAN-PR). A exposição ficará aberta à visitação de 16 de agosto a 30 de novembro deste ano.

No dia 31 de agosto (sábado) às 10 horas, na Casa Romário Martins, será realizada, em parceria com a Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC e em diálogo com a exposição “Presença negra em Curitiba”, uma roda de conversa sobre pesquisa, gestão e/ou construção de acervos para a história e cultura afro-brasileira.
A programação completa você encontra no subsite do IPHAN.


Seleção de Monitores Bolsistas – 11ª SIEPE

Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade     5 de agosto de 2019 – 9h54

Logo SIEPE

A Comissão Organizadora da 11ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão apresenta o Edital no. 02/2019-11ª SIEPE para seleção de estudantes de graduação que desejem atuar como bolsistas monitores durante os dias de realização do evento, ou junto às Pró-Reitorias envolvidas na organização do 18º ENAF, 18º ENEC, 27º EVINCI, 12º EINTI e 1º EDISPE. Também são disponibilizadas as inscrições para seleção de atividades artístico-culturais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de Agosto.

Para mais informações os interessados devem acessar o link


COPENE

Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade     18 de julho de 2019 – 11h05

18/07/2019

XI COPENE

Estimadas/os pesquisadoras/es e ativistas, gostaríamos de contar com sua participação na organização do XI COPENE (Congresso Nacional de Pesquisadores/as Negros/as), que ocorrerá de 09 a 12 de novembro de 2020 na Universidade Federal do Paraná. Será uma honra contar com sua participação na reunião de organização que será realizada com a Presidenta da APPN, Profª Nicea Quintino Amauro e a coordenação local do XI COPENE. A/o convidamos para fazer parte das Comissões de organização do nosso congresso e construir coletivamente o mesmo.
Agradecemos pela participação e divulgação do convite!!! 

Reunião de organização 

Data: 30 JUL 2019 Horário: 19h
Local: sala 311 (Sala Vídeo Conferencia), 3° andar.
Setor de Ciências Jurídicas. Prédio Histórico da UFPR, Praça Santos Andrade.


Bolsa PIBIS

Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade     18 de julho de 2019 – 11h14

17/07/2018

Bolsa PIBIS 209/2020

Projetos que contemplem temáticas relacionadas a inclusão social são o foco do edital do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis), formado por convênio entre UFPR e Fundação Araucária, que está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas de graduação. O período de inscrições vai de 22 de julho a 9 de agosto.

O edital do processo seletivo e o formulário de inscrições estão disponíveis neste link.

Para a seleção serão priorizados os projetos de pesquisa e extensão que tiverem como tema as questões abrangidos pela atuação da Sipad, em geral relacionadas a minorias, tais como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, migrantes e mulheres.

As bolsas têm valor de R$ 400,00. Além das atividades nos projetos, as obrigações dos bolsistas incluem elaboração de relatórios, apresentação de resultados na Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e no Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe), e conclusão de um curso de extensão de 40 horas sobre políticas afirmativas, ministrado pela Sipad.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR