Por Felipe Reis (estudante de jornalismo e bolsista no NuCA/SIPAD)
A Associação dos Africanos em Curitiba (BOMOKO) está promovendo um evento de “Gala Beneficente”. O encontro acontece no dia 30 de maio, a partir das 19h, no Restaurante Madaloso. Para participar, é preciso se inscrever através deste formulário.
Na segunda edição do África em Curitiba, o evento contará com três dias de comemorações em homenagem ao dia da África, 25 de maio. O objetivo é propiciar e arrecadar fundos com o intuito de ajudar famílias imigrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como adquirir equipamentos para melhorar o funcionamento da associação.
Esse encontro, não será apenas um ato social, pois também contará com algumas atrações artísticas, como danças africanas, música ao vivo e jantar temático, com pratos da Angola, Benin, Costa do Marfim, Guinée-Bissau, Marrocos, República Democrática do Congo e Senegal.
As festividades começam na próxima quinta-feira (25), com uma série de palestras e lançamento de livros no salão nobre do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na praça Santos Andrade. Que debaterá em um ciclo de cinco palestras a percepção da diferença, tradição, a noção de identidade, diversidade e inclusão. Para se inscrever clique aqui.
Durante o acontecimento os participantes poderão discutir e refletir a respeito dos seguintes temas: Tradição e modernidade na África; Minha Cultura, Minha Identidade; Diversidade Cultural e Inclusão; África terra de investimento e oportunidade; e Inserção política dos imigrantes Pessoa com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho.
Arte: @bomoko
E como largada ao período, a organização da iniciativa impulsiona o lançamento de dois livros: “A musa, o Monstro e a Poesia” e “Destinos invisíveis e Países que não existem”. As publicações são uma alternativa para incentivar a leitura através de obras que abordam experiências culturais.
Voltado principalmente para mulheres e crianças, a celebração será repleta de atividades recreativas, com ensino e prática de brincadeiras e jogos africanos e contação de histórias, oficinas e atividades lúdicas culturais para os pequenos.
Para mais informações aqui ou entre em contato com a organização do evento através do instagram.
Por Felipe Reis -estudante de jornalismo e bolsista do NuCA.
Está aberto o Processo Seletivo para o Vestibular 2023 do curso de Licenciatura em Educação do Campo — Ciências da Natureza (Lecampo) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O período de inscrição será do dia 17 de abril até 19 de maio, exclusivamente por meio de formulário eletrônico, acesse aqui.
Serão 40 vagas para ingresso no segundo semestre deste ano. O curso é ofertado pelo Setor Litoral da UFPR, em cooperação com o Município de Tijucas do Sul, e a seleção será feita por meio de avaliação do histórico escolar do ensino médio.
Para maiores informações, acessem o Edital 19/2023 disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
Sobre o Curso
A Licenciatura em Educação do Campo — Ciências da Natureza é organizada em regime de alternância. Com duração mínima de 4 anos (8 semestres letivos), tem o objetivo de ofertar uma formação na qual o egresso possa atuar: a) na docência nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio, neste caso, na área do conhecimento das Ciências da Natureza; b) gestão de processos educativos; c) organização de processos comunitários. Na sua organização curricular prevê etapas presenciais em regime de alternância entre tempo universidade (TU) e tempo comunidade (TC), buscando garantir a articulação entre realidade dos sujeitos e a educação.