Justiça por Lindolfo Komaski! | Nota de pesar

Fotografia de Lindolfo Komaski. Do lado esquerdo superior está escrito "Justiça por Lindolfo Komaski". Na parte inferior esquerda está o pequeno texto: "Lindolfo tinha 25 anos, era estudante egresso da turma de Licenciatura em Educação do Campo (parceira ELAA e UFPR Setor Litoral), atuava junto ao MST. Atualmente era professora da rede pública do Paraná e cursava o mestrado pela UFPR em Educação em Ciências e em Matemática. Ele foi brutalmente assassinado com dois tiros e teve seu corpo carbonizado, encontrado no sábado, dia 1° de maio. Indícios apontam que foi crime de homofobia, sendo ele ativista LGBTQI+."

A SIPAD UFPR, por meio da Coordenação de Inclusão e Diversidade e da Área de Gênero e Diversidade Sexual, relembra o assassinato do estudante egresso do curso de Geografia Ronaldo Pescador.

Ronaldo se formou em Geografia, pela Universidade Federal do Paraná, e atuava como professor em algumas escolas estaduais em Curitiba e em São José dos Pinhais, na região metropolitana. Era professor concursado, pela Secretaria de Educação do Paraná, e atuava também em cursos pré vestibulares e em algumas escolas particulares.

Ronaldo foi torturado e brutalmente assassinado, teve seu corpo mutilado e abandonado, motivado pelo crime de homofobia. O grupo acusado pelo caso será julgado em breve. Prestamos solidariedade à família e exigimos que a justiça seja feita.

Lutamos contra todo tipo de violência de gênero e discriminação! Pela vida de todas, todes e todos!

_________________________________________

A SIPAD UFPR, a Coordenação de Inclusão e Diversidade por meio da Área de Gênero e Diversidade Sexual, a Coordenação de Políticas Afirmativas por meio da Área de Políticas para Quilombolas, Comunidades Tradicionais e Povos do Campo, manifesta pesar pela morte de Lindolfo Kosmaski, mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática na UFPR, ativista LGBTI+ do MST. Subscrevemos a nota da Direção do Setor Litoral da UFPR:

Nota de Pesar da Direção Setorial
3 de maio de 2021 – 10h12

A Direção do Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná, manifesta seu profundo pesar e indignação com o assassinato de nosso egresso do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (uma parceria entre a ELAA e a UFPR/Setor Litoral entre os anos de 2014 e 2019), Lindolfo Kosmaski. Ele foi brutalmente assassinado com dois tiros e teve seu corpo carbonizado, encontrado no sábado, dia 1° de maio. Indícios apontam que foi crime de homofobia, sendo ele ativista LGBTQI+. Lindolfo residia junto de sua família na comunidade Coxilhão Santa Rosa, no município de São José do Triunfo, onde era educador do campo e candidatou-se a vereador na última eleição municipal de 2020, não sendo eleito. Cursava o mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática na UFPR e estava na escola pública como professor.
Nos solidarizamos com sua família e amigos exigimos investigação e punição aos assassinos. Juntas, juntos e juntes vamos nos fortalecer e seguir firmes na construção de um mundo onde a vida, a liberdade e todas as formas de ser e amar sejam respeitadas.

Lindolfo, Presente!