Menu

Junho LGBT na UFPR — Por tudo que podemos ser

Por Gustavo Henrique Thomaz Ramos*

A escolha de Junho para celebrarmos o orgulho LGBT remonta ao 28 de Junho de 1969, dia em que a comunidade LGBT que frequentava o bar Stonewall, em Nova York, se levantou contra a força policial que invadiu o local para prender e repreender as pessoas que lá estavam. Após a invasão, protestos pela garantia de direitos LGBT se desencadearam por todo os Estados Unidos e ao redor do mundo. Apesar do grande marco que foi o Stonewall, também devemos reforçar que a luta pelos direitos da comunidade LGBT data de muito tempo antes do incidente, e que ela não terminou após ele. Do contrário, ela continua até hoje, pois, por exemplo, a união homoafetiva no Brasil foi reconhecida apenas em 2011, e a LGBTfobia foi criminalizada apenas em 2019. Para além disso, a comunidade ainda luta por outros direitos que não foram reconhecidos e por alguns outros que estão constantemente ameaçados, como o direito à vida, uma vez que o Brasil é um dos países que mais mata LGBTs ao redor do mundo.  

Imagem gráfica: Cartaz de divulgação do Junho LGBT na UFPR. 

Logo do evento: no centro da imagem temos duas pessoas vistas dos ombros para cima e desenhadas através de faixas de ondas, cada uma delas de uma das cores da bandeira LGBT+. As faixas de ondas que compõem a pessoa da esquerda estão dispostas na mesma ordem de cores das faixas da pessoa da direita. Essas duas pessoas estão voltadas uma para a outra e suas bocas estão entreabertas e bem próximas. Elas se encontram rodeadas por uma forma circular, em roxo escuro, que lembra uma gota d’água. Abaixo das duas pessoas encontra-se em amarelo o nome do evento: Junho LGBT; e, abaixo dele, o slogan da campanha: “Por tudo que somos e podemos ser!”. A esquerda da logo encontra-se: UFPR 2021, em letras dispostas na vertical. O fundo do cartaz é de cor roxo clara. 

No rodapé da imagem temos as logos dos organizadores: UFPR, PROEC, Coordenadoria de Cultura da PROEC, SIPAD, Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual, Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, NAP, DELEM e CEAPPE.
Cartaz do Junho LGBT
Créditos: Bia Vieira e Letícia Mayumi

Tendo em vista os desafios que ainda temos pela frente, o mês de Junho serve para refletirmos sobre o que já foi feito e o que ainda deve ser feito em termos de lutas pelos direitos da população LGBT, e também destacar o orgulho “do que somos e podemos ser” numa sociedade ainda muito marcada pelo preconceito.  

O evento é organizado pela PROEC em colaboração com a SIPAD, CEAPPE, NAP, DELEM, PPGL e LABIN. Serão apresentadas uma série de ações virtuais que trarão reflexões frente aos avanços, as conquistas, desafios e lutas das subjetividades LGBT.  

As ações acontecem a partir de 10 de junho e seguem até o dia 30 deste mês, dia internacional do orgulho LGBT. Confira a programação nas redes sociais da Coordenadoria de Cultura/PROEC, da SIPAD e dos demais parceiros. 

Cronograma completo do Junho LGBT na UFPR:
https://www.facebook.com/events/329913945331778

Para começar desde já a reflexão, e também para inspirar muitas outras, confira abaixo o poema/slogan da campanha Junho LGBT na UFPR.


“Por tudo que somos e podemos ser somos tanto. 
Somos filhes, mães, pais, irmãos e irmãs. 
Somos professores, pesquisadores, atores e tantos outres. 
Ocupamos espaços. 
Estamos na rua. 
Estamos ao seu lado, na sua frente. 
Não lutamos por privilégios e nem queremos tê-los.  
Nossa militância é no cotidiano e celebra a garantia a vida. 
Vida que lutamos. 
Vida que queremos  
Vida que agarramos. 
Por tudo que somos e podemos ser. 
Somos tanto.” 

A UFPR é de todes, e para todes!

*Gustavo Thomaz Ramos é estudante de Letras Português/Inglês da UFPR e bolsista do Núcleo de Comunicação da SIPAD

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR