Estudantes surda e surdo da UFPR, bolsistas do programa PIBIS, publicam suas pesquisas em revista transnacional

Por Lorenzzo H. P. Gusso[1]

Em fevereiro de 2021, Ronaldy Pavão Heitkoetter e Amanda Regina Silva, estudantes surdos do curso Letras Libras da UFPR, sob a orientação do professor  André Nogueira Xavier (UFPR), tiveram artigos publicados na revista Humanidades & Inovação (UNITINS).

A pesquisa de Amanda Silva resultou no artigo Identificação, documentação e descrição de processos fonológicos na LIBRAS, e na criação do site institucional Estudos Linguísticos que poderá ser usado por professores de Letras/Libras e de outras disciplinas. Já a pesquisa de Ronaldy Heitkoetter foi traduzida para libras por meio de vídeo, como descreve no artigo Descrição e análise de boias de listagem em LIBRAS.

Esses artigos compõem o Dossiê Línguas de Sinais da América Latina, (que você pode acessar clicando aqui). Neles, há uma nota de rodapé agradecendo as bolsas PIBIS, pois, segundo os alunos, foram fundamentais para a realização dos trabalhos.

Ambos estudantes são bolsistas do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social (PIBIS), financiado pela Fundação Araucária (FA). Esse programa tem como fundamento  preparar alunos ingressos na UFPR por meio de políticas afirmativas para a pesquisa e extensão. Inserindo-os em atividades científicas que buscam inovar em diferentes áreas de conhecimentos.

Arte: Bia Vieira

A UFPR participa do PIBIS desde 2006, o que possibilitou a formação de mais de dois mil estudantes em projetos de extensão e pesquisa. Atualmente, o PIBIS financia 123 bolsistas da UFPR, sendo um importante mecanismo de inclusão social, promoção educativa, cultural, científico/tecnológica e política.

Anualmente, o PIBIS oferta as bolsas por meio de edital da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD). Pesquisadoras e pesquisadores da UFPR podem concorrer com a submissão de projeto. Se o projeto for contemplado, poderá ter o financiamento de até duas bolsas no valor de R$400,00 cada. As bolsas têm duração de 12 meses.

Quer saber mais sobre o PIBIS? Nos contate pelo e-mail: pibis@ufpr.br

[1] Lorenzzo Gusso é estudante de Jornalismo da UFPR e bolsista voluntário da Área de Comunicação da SIPAD.

Supervisão: Judit Gomes da Silva