Menu

Documentário Políticas Afirmativas na UFPR

Imagem gráfica: banner com a foto centralizada de uma pessoa negra de costas que vai do ombro até os cabelos Black Power. Na parte superior, está o título, nas cores branca e amarela: Documentário: a Implementação de Políticas Afirmativas na Universidade Federal do Paraná. Na cor amarela está destacado “Políticas Afirmativas”. Abaixo, há um risco amarelo e sobre uma faixa na mesma cor, está escrito: Seja um(a) colaborador(a)! À direita, estão os logos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da UFPR, da Fundação Araucária, da SIPAD, da UFPR e do NEAB.

O Documentário sobre a implementação de Políticas Afirmativa na UFPR está sendo produzido pela antropóloga Judit Gomes da Silva, pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia da Política do Estado e das Relações de Mercado (NAPER/PPGAA/UFPR) e ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFPR. O processo de pesquisa, roteiro e gravações está sendo feito juntamente com as bolsistas Pamela Cristina da Silva Laguna, graduanda em Ciências Sociais, e Beatriz Vieira de Oliveira, graduanda do curso de Artes (as bolsas são financiadas pelo Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social da Fundação Araucária, do governo do Estado do Paraná (FA/PIBIS/SIPAD). Conta também com a colaboração voluntária do estudante do curso de Ciências Sociais, Mateus Camilo dos Santos.

O objetivo desse projeto é produzir um documentário sobre o processo de implementação de políticas afirmativas na UFPR no período de 2003 a 2005, com foco nas cotas para a população negra.

Na etapa inicial do projeto foi feita a revisão bibliográfica, que nos ofereceu o contexto histórico, sociológico e constitucional para a compreensão de como foi o cenário durante as discussões sobre ações afirmativas não só na UFPR mas em outras universidades do Brasil. Juntamente, fizemos uma campanha de divulgação do projeto (2021/2022).

Após, fizemos o levantamento das notícias sobre as políticas afirmativas da UFPR nos acervos online de jornais de grande circulação. Assim como, de relatórios, resoluções, materiais imagéticos e audiovisuais. A partir da pesquisa, foi possível contatar as pessoas que foram decisivas para a aprovação das políticas afirmativas. Grande parte das entrevistas foram gravadas na sala do NEAB (Prédio Histórico da UFPR) durante o ano de 2022.

Atualmente, 2023, estamos na fase do pós roteiro e da primeira edição. A previsão de lançamento é em setembro de 2023.

O projeto conta com o apoio da Superintendência de Inclusão Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), do Núcleo de Políticas de Comunicação e Acessibilidade Digital e Pedagógica (NuCA/SIPAD) e do Núcleo de Antropologia da Política, do Estado e das Relações de Mercado (NAPER/PPGAA/UFPR).

Para mais informações, nos contate pelo e-mail:
docpoliticasafirmativasufpr@gmail.com.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2023 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR