Divulgação científica: Políticas Afirmativas na perspectiva de egressas/os da UFPR Litoral

Por: Lorenzzo H. P. Gusso*

A bolsista do PIBIS (Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social – Pesquisa e Extensão), Thaís Pedrinho de Pontes (Serviço Social da UFPR Litoral), em co-autoria com Adriana Lucinda de Oliveira, Emerson Joucoski e Vilma Alves, escreveu o artigo O DEBATE SOBRE POLÍTICAS AFIRMATIVAS A PARTIR DOS DIPLOMADOS E DIPLOMADAS DA UFPR SETOR LITORAL .O artigo foi publicado no Jornal de Políticas Educacionais V.15, de 2021, da Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR.

A pesquisa levantou dados sobre as egressas e egressos da UFPR Litorial, para conhecer suas experiências na universidade, suas trajetórias de estudo e no trabalho.

Participaram do estudo 382 egressas/os que se formaram entre 2009 e 2019. Como resultado, concluiu-se que “embora haja políticas de acesso e permanência na Universidade pública, ainda é pequena a parcela de pessoas negras e indígenas nestes espaços e acessando tais políticas”. Além disso, o estudo também revelou que, mesmo com as políticas de acesso das universidades públicas, ainda existe grande dificuldade de acesso, permanência e inserção profissional para pessoas com marcas identitárias de raça, etnia e classe social.

O PIBIS tem fortalecido pesquisas realizadas por estudantes que ingressaram na UFPR por meio de Políticas Afirmativas. Leia mais sobre o PIBIS aqui.

A SIPAD tem como atribuição atuar nas diferentes áreas que tratam das políticas afirmativas, de inclusão, de gênero e diversidade. Se você é estudante, ou servidor/a técnica/o ou docente e tem desenvolvido pesquisa em uma dessas temáticas e tiver interesse em divulgar uma síntese de seu estudo no site da SIPAD, nos contate pelo email: sipad.comunica@ufpr.br .

Descrição: Imagem em fundo cinza com linhas brancas paralelas. À direita, tem uma lupa grande, um livro aberto sob um fundo circular branco. Na base superior está escrito na cor preta: PIBIS - Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social – Pesquisa e Extensão. Abaixo: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Na cor branca: Políticas Afirmativas na perspectiva de egressas/os da UFPR Litoral. Por Lorenzzo Gusso.  Na base inferior esquerda, tem os logos da SIPAD e da UFPR.
Arte: Bia Vieira

*Lorenzzo H. P. Gusso é estudante de jornalismo na UFPR e atua como voluntário na Área de Comunicação da SIPAD.