Menu

Dissertações

  • ANTROPOLOGIA

Ariana Rodrigues Guides. Jogos (re)negociados. A institucionalização da capoeira no sistema penitenciário paranaense.. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Liliana de Mendonça Porto.

Dandara dos Santos Damas. Comunidade Quilombola Manoel Ciriaco dos Santos: Identidade e Famílias Negras em Movimento. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Liliana de Mendonça Porto.

Geslline Giovana Braga. Retratos da Bênção. Usos da fotografia entre as benzedeiras de Campo Largo/PR. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Liliana de Mendonça Porto.

Juliana Calabria. Distintas Possibilidades de Negritude e Tradição. Um Estudo sobre a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Uberlândia/MG. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Liliana de Mendonça Porto.

Taisa Lewitzki. A vida das benzedeiras: caminhos e movimentos. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Liliana de Mendonça Porto.

  • EDUCAÇÃO

Ana Carolina Lopes Venâncio. Literatura infanto-juvenil e diversidade. 2009. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Ana Lucia Mathias. Relações raciais em livros didáticos de ciências. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Cassius Cruz. Trajetórias, lugares e encruzilhadas da educação escolar Quilombola no Paraná no início do III Milênio. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado e Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tânia Maria Baibich.

Cíntia Cardoso. BRANQUITUDE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA UNIDADE EDUCATIVA DO MUNICÍPIO DE FLORIANOPÓLIS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Lucimar Rosa Dias.

Débora Cristina de Araújo. Relações raciais, discurso e literatura infanto-juvenil. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Elba Cristina Ferreira da Silva. O papel do Ministério Público na efetivação das políticas para a diversidade étnico-racial na educação básica de um município paranaense. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Lucimar Rosa Dias.

Fabiane Moreira da Silva. ESCOLAS PARA QUILOMBOLAS: IDENTIDADE, TERRITORIALIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL QUILOMBOLA DIOGO RAMOS E NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO AUGUSTO PIRES DE PAULA. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carolina dos Anjos de Borba.

FÁBIO DE CARVALHO CORDEIRO. RAÇA, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: AFETIVIDADE DA BIXA-PRETA E HIPERSEXUALIZAÇÃO DO CORPO NEGRO A PARTIR DAS REDES SOCIAIS. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lucimar Rosa Dias.

FLÁVIA CAROLINA DA SILVA. Relações Raciais nas Políticas públicas para a Educação Infantil no município de Curitiba. 2016. Dissertação (Mestrado em programa de mestrado e doutorado em educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucimar Rosa Dias.

Gioconda Ghiggi. ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS E PROFESSORES NO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Isabella Sacramento da Silva. Rememoração de estudantes negros(as) do ensino fundamental sobre personagens negros em livros didáticos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

José Antonio Marçal. Políticas da Ação Afirmativa na Universidade Federal do Paraná e formação de intelectuais negros(as). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Fundação Ford. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Kelvy Kadge Oliveira Nogueira. O estudante negro no ensino médio em Curitiba e Região Metropolitana: um olhar sobre as relações raciais. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Liliana Cotinho de Assis. REFERENTES POLÍTICO-NORMATIVOS DE CUMPRIMENTO DOS ARTIGOS 26-A E 79-B DA LEI DE DIRETRIZES E BASES: UMA PAUTA PARA A IGUALDADE RACIAL NAS ESCOLAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucimar Rosa Dias.

Megg Rayara de Oliveira. Arte e silêncio: A arte africana e afro-brasileira nas Diretrizes Curriculares Estaduais e no Livro Público de Artes do Paraná. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Ministério da Educação. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Rhaul de Lemos Santos. Relações étnico-raciais na graduação de Letras Libras: mapeando espaços de pode de negros/as surdos/as. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Sara Pereira. A LITERATURA INFANTIL E A TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: COM A PALAVRA AS CRIANÇAS:” Eu sou peta, tenho cacho, só linda, ó“. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Lucimar Rosa Dias.

Sérgio Luís do Nascimento. Relações raciais em livros didáticos de Ensino Religioso do Ensino Fundamental. 2009. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Silvia Maria Amorim Lima. A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS(AS) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ: ASPECTOS MATERIAL E SIMBÓLICO. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

SOLANGE APARECIDA ROSA. A política educacional para a diversidade étnico-racial do município de São José dos Pinhais (PR) entre 2010 a 2015. 2017. Dissertação (Mestrado em programa de mestrado e doutorado em educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Lucimar Rosa Dias.

Thais Regina de Carvalho. Políticas de promoção de igualdade racial na rede municipal de educação infantil de Florianópolis, SC. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Tânia Aparecida Lopes. Professoras Negras e o Combate ao Racismo na Escola: um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do municipio de Curitiba, acerca de suas práticas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Tânia Maria Baibich.

Tania Mara Pacífico. Relações raciais no livro didático público do Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Veridiane Cintia de Souza Oliveira. Educação das relações Étinico-Raciais e estratégias ideológicas no acervo do PNBE 2008 para Educaçnao Infantil. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

Wellington Oliveira dos Santos. Relações raciais, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e livros didáticos de Geografia. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.

  • HISTÓRIA

Adriano Bernardo Moraes Lima. Trajetórias de crioulos: um estudo das relações comunitárias de escravos e forros no termo da vila de Curitiba (c.1760 – c.1830). 2001. Dissertação (Mestrado em Cursos de Pós-Graduação em História – UFPR) – Programa de Pós-graduação em História – UFPR, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Alberto Medeiros Lima.

Denize Aparecida da Silva. Plantadores de raiz: escravidão e compadrio nas freguesias de Nossa Senhora da Graça de São Francisco do Sul e de São Francisco Xavier de Joinville – 1845-1888. 2004. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Carlos Alberto Medeiros Lima.

Fabiane Miriam Furquim. A revista Justiça Popular e o projeto modernizador Frelimista em Moçambique: os conflitos entre a modernidade e a permanência da tradição (1978-1992). 2017. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hector Rolando Guerra Hernandez.

Kátia Andréia Vieira de Melo. Comportamentos e práticas familiares nos domicíliios escravistas de Castro (1824-1835) segundo as listas nominativas de habitantes. 2004. Dissertação (Mestrado em Cursos de Pós-Graduação em História – UFPR) – Programa de Pós-graduação em História – UFPR, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Alberto Medeiros Lima.

Mariana Rupprecht Zablonsky. O discurso da nação somali e a propaganda nacionalista na Somália durante o regime militar (1969-1977). 2019. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hector Rolando Guerra Hernandez.

Marlova Teresinha Fritzen. O papel do trabalho e da raça na formação da nação. O caso da África do Sul de 1907 à 1964. 2019. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hector Rolando Guerra Hernandez.

Maria Rosangela dos Santos. Na fronteira entre a escravidão e a liberadde: laços familiaes e alforria nos Campos de Curitiba e Palmeira na crise do cativeiro. Paraná, 1850-1888. 2010. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Alberto Medeiros Lima.

Noemi Santos da Silva. O Batismo na instrução: projetos e práticas de instrução de escravos, libertos e ingênuos. Paraná (1871-1888). 2014. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joseli Maria Nunes Mendonça.

Silvio Adriano Weber. Além do cativeiro: a congregação de escravos e senhores na Irmandade do Glorioso São Benedito da vila de Morretes, século XIX. 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Alberto Medeiros Lima.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR