Conferência Popular Temática sobre Educação para Migrantes e Refugiados: primeira plenária temática preparatória para a II CONAPE/ 2022

A Conferência Popular Temática: Educação de Migrantes e Refugiados, primeira plenária preparatória para a CONAPE 2022, será realizada na quarta-feira, no dia 15/09/2021, das 9h às 11h (Abertura, Saudações e Orientações dos Trabalhos, no Canal do Youtube da SIPAD/UFPR) e das 14h às 16h (Plenária com discussão e consolidação das propostas enviadas e novas propostas, para o documento base. O link será enviado para os inscritos por email).

O formulário de inscrição, manifestação do interesse em apoiar e orientações para envio das logos das entidades encontram-se aqui. A grande quantidade de migrantes e refugiados nas diversas regiões do Brasil trazem à tona a questão de seus direitos, inclusive seu direito à educação, que muitas vezes lhes é retirado pelo desconhecimento da língua e das estruturas educacionais brasileiras, pela falta de formação adequada para atender suas necessidades por parte da sociedade em geral e pela xenofobia e discriminação em geral. A presente conferência busca ampliar os debates sobre o tema, numa perspectiva crítica, interseccional e de direitos humanos e cidadania, com o objetivo de propor diretrizes para compor o documento base da CONAPE 2022.

Imagem gráfica com fundo cinza claro e letras em cinza escuro. À direita, há o desenho da metade da ponta de um lápis preto, com o corpo formado pelas cores vermelho escuro, vermelho claro, laranja e amarelo. No canto superior esquerdo, está escrito: CONAPE 2022. À direita, o título: Conferência Popular Temática sobre Educação para Migrantes e Refugiados, primeira plenária temática preparatória para a II CONAPE/ 2022. 15/09/2021 às 9 horas - Abertura. Transmissão pelo canal da SIPAD no YouTube. Plenária: das 14:00 às 16:00 horas. O link da plenária será enviado para o email cadastrado. Na base, estão os logos das entidades organizadoras: SIPAD, UFPR, Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), e Instituto de Políticas Públicas Migratórias (IPPM); e dos apoiadores: Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Paraná (MP/PR) e Procuradoria Federal do Trabalho.

A Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) possui caráter mobilizador, de luta e resistência e apresentará um conjunto de propostas relativas à educação nacional, à efetiva implementação do Plano Nacional de Educação e do Sistema Nacional de Educação, e em defesa da democracia, da vida e dos direitos sociais. As conferências livres e temáticas, como a que estamos propondo, são espaços virtuais de preparação, comunicação e mobilização social, buscando debater a educação de forma ampla e inclusiva. Acesse aqui o Caderno virtual da CONAPE 2022.

15 de setembro de 2021

Abertura e Saudação com as representações da CONAPE 2022: Das 9:00hs às 11:00 hs

Canal do youtube da SIPAD -UFPR e Facebook da ABPN

Plenária : Das 14 hs às 16 hs

OS links para as atividades do dia 4/09 serão enviados para as pessoas inscritas pelo e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

Dúvidas e informações, nos contate pelo e-mail: confedumig@gmail.com

Observação: Orienta-se a leitura do Caderno da CONAPE 2022 antes da participação nos GTS

Realização: Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), junto com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), da UFPR, e Instituto de Políticas Públicas Migratórias (IPPM).

Apoio: Defensoria Pública da União, Ministério Público do Paraná e Procuradoria Federal do Trabalho.