Menu

Câmara Municipal de Curitiba aprova lei de cotas raciais que reserva vagas para as populações negra e indígena em concursos públicos municipais.

Por Gustavo Henrique Thomaz Ramos*

O projeto de lei 005.00033.2021, de autoria da Vereadora Carol Dartora (PT), que reserva vagas em concursos públicos municipais para pessoas negras e indígenas, foi aprovado ontem (30/11), pela Câmara de Vereadores da capital. No dia 29/11, a lei já havia sido aprovada em primeiro turno por 30 votos favoráveis contra apenas 6 votos contrários, e ontem ela foi aprovada novamente, em segundo turno.  

Durante as discussões na casa legislativa sobre a proposta de lei, a Vereadora Carol Dartora defendeu a necessidade das cotas étnico-raciais, apontando, entre outras coisas, as disparidades na ocupação das vagas de concursos públicos do munícipio de Curitiba, onde, de 25.265 servidores municipais, apenas 4.318 são negros (o que não chega a 1/5 do total), e ressaltando os importantíssimos papeis de reparação e inclusão social, que são base da lei de cotas étnico-raciais. 

O projeto de lei 005.00033.2021 prevê que 20% das vagas de concursos públicos municipais – para os quadros de pessoal da Administração Direta, Autarquias e Fundações de Direito Público do Executivo Municipal – sejam destinadas à população negra e a povos indígenas. Esse percentual de 20% será atingido de forma gradual, começando com 10% das vagas reservadas a essas populações, a partir do momento da promulgação da Lei, acrescendo-se 2% ao percentual de vagas reservadas a cada dois anos, contados, também, a partir do momento da promulgação da lei. Desse modo, em 2031 se atingirá o percentual de 20% de vagas reservadas à população negra e indígena previsto na proposta.  

Card de divulgação de matéria jornalística. 

Em fundo roxo, lê-se a manchete: Vitória! Câmara de Curitiba aprova cotas étnico-raciais para a população negra e povos indígenas nos concursos da prefeitura. Logo abaixo, lê-se a submanchete: O projeto é de autoria da vereadora Carol Dartora (PT); Texto aprovado em primeiro e segundo turno nos dias 29 e 30 de novembro.  

Na metade inferior do card, existe uma foto dos envolvidos na proposição do projeto de lei, dentro da câmara de vereadores. No centro, a vereadora Carol Dartora - uma mulher negra, que no momento usava vestido e máscara - está segurando um papel onde se lê “#AprovajáCotasRaciais”. Os outros integrantes do movimento pela aprovação do projeto, que estão ao redor da vereadora, também usam máscaras e seguram um papel com os mesmos dizeres. A maioria das pessoas, incluindo a vereadora, ergue um dos braços com a mão em punho cerrado. 

No topo do card encontram-se as logos da SIPAD e da UFPR.
Créditos da arte: Letícia Mayumi.

O texto da proposta, no seu art. 4º § 1º, também determina que a autodeclaração do/a candidato/a como parte da população negra ou indígena será requisito inicial para a sua inscrição dentro das vagas reservadas, e que a autodeclaração será homologada por banca de heteroidentificação fenotípica. Essa banca visa, através da análise das características fenotípicas do/a candidato/a, o reconhecimento mútuo da sua autodeclaração. 

Ao final da votação em primeiro turno, com o projeto já aprovado, a Vereadora Carol Dartora, em entrevista à comunicação da Câmara de Vereadores, destacou que a sua aprovação é um passo importante para a história do Município de Curitiba no sentido de combater o racismo institucional e incluir a diversidade e a pluralidade nos serviços e equipamentos públicos. Para além disso, o comprometimento dos órgãos públicos com políticas de inclusão, reparação social e combate ao racismo, que encontra no PL 005.00033.2021 uma importantíssima ferramenta, se faz necessário para que possamos construir uma sociedade mais democrática. Que muitos outros projetos nesse sentido sejam aprovados, não apenas pela Câmara de Curitiba, mas também pelas demais casas legislativas no Brasil, em todas as esferas de governo. O PL 005.00033.2021 aguarda, agora, a sanção do prefeito de Curitiba, Rafael Grega.     

*Gustavo Henrique Thomaz Ramos é bolsista do NuCA/SIPAD, e estudante de Letras Português/Inglês na UFPR.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR