Profa Dra. Iris Amâncio (UFF) ministra Workshop na UFPR

O workshop sobre Identidade, Literatura e Hierarquias Étnico-Raciais, ministrado pela Profa Dra. Iris Amâncio da Universidade Federal Fluminense aconteceu ontem (10) de dezembro de 2019. O Workshop organizado pelo projeto Pré-pós do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB- UFPR).

Durante o evento, falou-se sobre questões étnico e raciais desde o colonialismo até a decolonização, abrangendo questões tais como literatura africana e negras/os em diáspora e também sobre ações afirmativas e epistemologia negra: os desafios da produção intelectual de negras/os nas universidades brasileiras. Outro ponto destacado por Amâncio foi a necessidade dos alunos de pós-graduação proporem através de seus estudos acadêmicos ações que de fato transformem a sociedade e não mais análises de produções teóricas.