Médico Guarani Nhandewa se forma na primeira formatura virtual da UFPR

SIPAD comunica     27 de maio de 2020 - 14h41

Por Victória Rodriguez e Judit Gomes

Com 107 anos de existência, em 7 de maio de 2020, a Universidade Federal do Paraná fez a primeira formatura virtual. Com a excepcionalidade da pandemia da Covid-19, a UFPR formou 92 médicas e médicos antecipadamente – leia a matéria da UFPR sobre esta formatura aqui.

Entre as e os 92 formados, encontra-se o médico João Paulo Guergolet, indígena da etnia Guarani Nhandewa da aldeia Laranjinha, localizada no município de Santa Amélia (PR), no Norte do Paraná – o município possui pouco mais de três mil habitantes.

Peça gráfica sobre a formatura virtual do médico guarani nhandewa. Em fundo de grafismo, há do lado esquerdo a foto do médico, João Paulo, vestido com o jaleco. Do lado direito, há uma tarja com a seguinte informação: "Médico Guarani Nhandewa se forma na primeira formatura virtual da UFPR", do lado direito inferior há o logo do Núcleo de Educação Indígena e abaixo o logo da SIPAD.
Foto do médico João Paulo Guergolet.
Arte: Beatriz Vieira

(mais…)

Edital Pré-Pós 2020 Para Tutoria e Cursistas

SIPAD comunica     8 de maio de 2020 - 9h33

A SIPAD informa a abertura de edital para inscrições de cursistas e de tutoria para o Curso De Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós.

A SIPAD em parceria com o NEAB ofertará o Curso de Formação Pré Acadêmica: Afirmação na Pós (Pré-Pós)  no período de junho a outubro de 2020. O Pré-Pós tem como fundamento preparar candidatas e candidatos à cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). A primeira oferta ocorreu em 2013, com turmas presenciais em 2013, 2014, 2017 e 2019. Dada a excepcionalidade do momento, com as condições impostas pela doença COVID 19, o curso será integralmente em plataforma digital.

As atividades serão realizadas por meio do uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem e subsidiadas por ferramentas digitais. Outra particularidade dessa edição é o público alvo: somente pode se inscrever quem cursou alguma das edições anteriores do Curso Pré-Pós ofertadas pela UFPR nos anos de 2013, 2014, 2017 ou 2019, e que não ingressaram em programa de pós-graduação.

Se você não faz parte desse grupo, mas tem interesse em realizar o Curso Pré-Pós, não desanime. Para o ano de 2020 existe a pretensão de se ofertar uma segunda edição, já com aulas presenciais, a ser realizada no segundo semestre.

Também estão abertas as inscrições para tutoria do Curso Pré-Pós.

Sala de aulas com estudantes do pré pós 2019

(mais…)