PROJETO FORMAÇÃO PRÉ-ACADÊMICA AFIRMAÇÃO NA PÓS UFPR: TURMAS 2017

APRESENTAÇÃO

A análise da desigualdade racial que é estrutural e estruturante na sociedade brasileira (GOMES, 2012; SILVA e ROSEMBERG, 2008) revela que à medida que se ascende nas diferentes etapas de escolarização a desigualdade se amplia: analisando dados do censo de 2010 (ROSEMBERG, 2013), a defasagem racial entre brancos e negros foi de mais de 14% na conclusão do ensino fundamental, 50% no final do ensino médio, quase 200% a mais na conclusão do ensino superior e 450% a mais na pós-graduação (ROSEMBERG, 2013).

Além de lidarmos com baixa diversidade étnico-racial nas universidades em geral e na pós-graduação em específico, temos pequena percepção destes espaços como expressão da hegemonia racial branca. Ainda, a distribuição pelas diferentes áreas do conhecimento pouco é problematizada e pouco tem avançado a percepção sobre sua atuação na reprodução das desigualdades étnico-raciais.

O processo de adoção de políticas afirmativas para a população negra no ensino superior afirmou como política pública desde o início de sua operacionalização, em 2003, em grande medida por apresentar resultados favoráveis: no rendimento dos estudantes, no aumentar a diversidade nos cursos e campus, nos indicadores relativos ao ensino superior.

O NEAB-UFPR realizou em 2013 a primeira turma de formação para a pós-graduação e teve um processo exitoso no âmbito do Programa Equidade na Pós-Graduação (execução da Fundação Carlos Chagas com financiamento da Fundação Ford). Essa segunda edição, financiada pelo Ministério da Educação, é uma iniciativa promovida pela UFPR através de sua Coordenação de Políticas Inovadoras de Graduação (CEPIGRAD), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE). O curso será realizado entre maio e setembro de 2017, e as aulas serão ministradas nas modalidades: Educação à distância (EaD) e presencial, que ocorrerão nas dependências da UFPR-Campus Curitiba, e na Comunidade Quilombola de João Surá-Adrianópolis/PR, em horários e dias a serem definidos.

Mais informações aqui.