Menu

A UFPR suspendeu suas atividades presenciais por tempo indeterminado

SIPAD comunica     20 de março de 2020 - 15h33

UFPR (Universidade Federal do Paraná) suspendeu as atividades presenciais por tempo indeterminado.

Em 15 de março, como medida preventiva de contenção do COVID-19, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) suspendeu as atividades acadêmicas presenciais pelo prazo de 14 dias. Durante a semana, a instituição foi adequando a organização do trabalho técnico-administrativo no sentido de atender as demandas de pessoas com maior potencial de risco. (mais…)

III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica acontece entre os dias 23 e 27 de novembro

Gabriel Muxfeldt Siqueira     24 de novembro de 2020 - 14h32

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, até o dia 27 de novembro, o III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica. O evento em formato online oferece uma programação com conferências e mesas-redondas com temáticas relacionadas às pessoas com deficiência, altas habilidades e outras necessidades educacionais específicas  no contexto atual da pandemia da Covid-19.

(mais…)

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Gabriel Muxfeldt Siqueira     20 de novembro de 2020 - 15h17

Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra, data oficialmente instituída em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, e determinada por fazer referência ao dia do falecimento de Zumbi dos Palmares, ícone negro e símbolo da resistência e luta contra a escravidão. A ocasião marca um momento de profunda reflexão a respeito da posição das negras e negros na sociedade brasileira e sobre seu histórico de luta por direitos humanos e igualdade. 
O dia de hoje representa um momento oportuno para trazer à tona discussões e debates sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, além de abrir espaço para a organização de fóruns, assembleias e conferências que abordem temas relacionados. A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira e significa muito mais do que um momento de celebração.


Ao longo da história do Brasil e do mundo, os povos de origem e descendência negra tiveram seus direitos violados, sua integridade desrespeitada e sua humanidade destituída por povos majoritariamente brancos e os efeitos disso podem ser comprovados diariamente através de diversos indicadores sociais. Há 57 anos Martin Luther King Jr realizou seu memorável discurso sobre manter o sonho de que seus filhos pudessem viver em uma nação onde não fossem julgados pela cor da pele, mas pelo seu caráter – e este representa hoje um norte mundial para as políticas de igualdade racial. 

Imagem gráfica com fundo cinza. Na parte superior esquerda, em letras grandes, está escrito em preto: 20 de novembro. Abaixo, ocupando quase toda a imagem, estão fotos diversas fotos, em preto e branco, de diversas personalidades. As fotos estão na seguinte sequência: Claudia Celeste, Oliveira Silveira, Zacarias de Góis e Vasconcelos, Erika Malunguinho, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Enedina Marques, Marielle Franco, Machado de Assis, Antônio Rebouças, James Baldwin, Dora Lucia Bertulio, Marsha Johson e Zumbi dos Palmares. Ao lado direito das fotos, em letras grandes, está escrito em preto: Dia da Consciência Negra. Embaixo, estão listados os nomes das pessoas citadas. Abaixo, em preto está escrito: “Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução”. - Assis, Machado de. Primas de Sapucaia! In. Histórias sem Data, 1884. No canto inferior direito, está a logo da SIPAD.
Arte: Tainara Alexandra
(mais…)

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR