Menu

UFPR suspende suas atividades presenciais por tempo indeterminado

SIPAD comunica     20 de março de 2020 - 15h33

UFPR (Universidade Federal do Paraná) suspendeu as atividades presenciais por tempo indeterminado.

Em 15 de março, como medida preventiva de contenção do COVID-19, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) suspendeu as atividades acadêmicas presenciais pelo prazo de 14 dias. Durante a semana, a instituição foi adequando a organização do trabalho técnico-administrativo no sentido de atender as demandas de pessoas com maior potencial de risco. (mais…)

Câmara Municipal de Curitiba aprova lei de cotas raciais que reserva vagas para as populações negra e indígena em concursos públicos municipais.

SIPAD Comunica     1 de dezembro de 2021 - 15h24

Por Gustavo Henrique Thomaz Ramos*

O projeto de lei 005.00033.2021, de autoria da Vereadora Carol Dartora (PT), que reserva vagas em concursos públicos municipais para pessoas negras e indígenas, foi aprovado ontem (30/11), pela Câmara de Vereadores da capital. No dia 29/11, a lei já havia sido aprovada em primeiro turno por 30 votos favoráveis contra apenas 6 votos contrários, e ontem ela foi aprovada novamente, em segundo turno.  

Durante as discussões na casa legislativa sobre a proposta de lei, a Vereadora Carol Dartora defendeu a necessidade das cotas étnico-raciais, apontando, entre outras coisas, as disparidades na ocupação das vagas de concursos públicos do munícipio de Curitiba, onde, de 25.265 servidores municipais, apenas 4.318 são negros (o que não chega a 1/5 do total), e ressaltando os importantíssimos papeis de reparação e inclusão social, que são base da lei de cotas étnico-raciais. 

O projeto de lei 005.00033.2021 prevê que 20% das vagas de concursos públicos municipais – para os quadros de pessoal da Administração Direta, Autarquias e Fundações de Direito Público do Executivo Municipal – sejam destinadas à população negra e a povos indígenas. Esse percentual de 20% será atingido de forma gradual, começando com 10% das vagas reservadas a essas populações, a partir do momento da promulgação da Lei, acrescendo-se 2% ao percentual de vagas reservadas a cada dois anos, contados, também, a partir do momento da promulgação da lei. Desse modo, em 2031 se atingirá o percentual de 20% de vagas reservadas à população negra e indígena previsto na proposta.  

Card de divulgação de matéria jornalística. 

Em fundo roxo, lê-se a manchete: Vitória! Câmara de Curitiba aprova cotas étnico-raciais para a população negra e povos indígenas nos concursos da prefeitura. Logo abaixo, lê-se a submanchete: O projeto é de autoria da vereadora Carol Dartora (PT); Texto aprovado em primeiro e segundo turno nos dias 29 e 30 de novembro.  

Na metade inferior do card, existe uma foto dos envolvidos na proposição do projeto de lei, dentro da câmara de vereadores. No centro, a vereadora Carol Dartora - uma mulher negra, que no momento usava vestido e máscara - está segurando um papel onde se lê “#AprovajáCotasRaciais”. Os outros integrantes do movimento pela aprovação do projeto, que estão ao redor da vereadora, também usam máscaras e seguram um papel com os mesmos dizeres. A maioria das pessoas, incluindo a vereadora, ergue um dos braços com a mão em punho cerrado. 

No topo do card encontram-se as logos da SIPAD e da UFPR.
Créditos da arte: Letícia Mayumi.

(mais…)

UFPR lança programação oficial “#NegritudeUFPR2021: Olhares Insurgentes” no mês da Consciência Negra

SIPAD Comunica     9 de novembro de 2021 - 8h00

Neste mês da Consciência Negra, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove uma programação especial realizada pelo movimento Negritude UFPR, formado pela comunidade acadêmica, instituições e entidades parceiras, grupos, coletivos e movimentos negros. 

O movimento Negritude UFPR articula ações que contribuem para ampliar a participação da população negra em todos os âmbitos da sociedade com oportunidades iguais, conforme o Plano Nacional da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010). 

Em 2021, assim como em outras edições do Mês da Consciência Negra, a UFPR busca promover o debate sobre a igualdade racial e a valorização da cultura negra, ampliando o alcance de suas ações afirmativas.  

 Serão realizadas diversas atividades artístico-culturais e mesas redondas no formato virtual durante todo o mês de novembro.  
 
 Confira no site da UFPR a programação do #NegritudeUFPR2021.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR