Menu

A UFPR suspendeu suas atividades presenciais por tempo indeterminado

SIPAD comunica     20 de março de 2020 - 15h33

UFPR (Universidade Federal do Paraná) suspendeu as atividades presenciais por tempo indeterminado.

Em 15 de março, como medida preventiva de contenção do COVID-19, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) suspendeu as atividades acadêmicas presenciais pelo prazo de 14 dias. Durante a semana, a instituição foi adequando a organização do trabalho técnico-administrativo no sentido de atender as demandas de pessoas com maior potencial de risco. (mais…)

Procuradora Dora Bertúlio (UFPR) participa da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados

SIPAD comunica     21 de dezembro de 2020 - 22h33

A SIPAD tem a satisfação de comunicar que a Procuradora da Universidade Federal do Paraná, Dora Lúcia Bertúlio, compõe a Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados, instituída em 17 de dezembro de 2020. A Comissão tem a finalidade de avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no país. Leia aqui o documento.

Natural de Itajaí (SC), Dora Lucia é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com experiência em Direito Público, foi Procuradora da Fundação Cultural Palmares e atualmente é Procuradora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No ano de 2002, Dora Lucia assumiu a procuradoria da UFPR e a partir de então deu início ao trabalho coletivo que culminou na Resolução nº 37 de 2004, que colocou a Universidade entre as primeiras no Brasil a implementar a política de cotas.

Em 2017 ela foi homenageada como personalidade Afro-Paranaense pelo Governo do Estado do Paraná. E, em setembro de 2020, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, por unanimidade, a concessão do título de cidadania honorária à procuradora da UFPR.

Este é um reconhecimento de sua trajetória de lutas por políticas públicas para a população negra. Especialmente, pelo direito de negras e negros ingressarem em universidades públicas.

Imagem gráfica com fundo verde musgo claro. À esquerda, em uma moldura verde escura em formato de círculo, está a foto da Dora Lucia de Lima Bertulio. Ela é negra; tem os cabelos curtos e castanhos com alguns fios grisalhos; usa óculos preto, um colar, uma blusinha branca e um casaco com estampas florais na cor laranja. À direita, justificado, está escrito em letras brancas: Dora Lucia de Lima Bertulio - Mestre em direito da UFSC, professora visitante na Harvard University, procuradora da UFPR, pioneira na luta pela criação das cotas raciais e integrante da comissão da Câmara dos Deputados de combate ao racismo. No canto inferior direito, da esquerda para a direita, estão as logos da UFPR e da SIPAD.

Estudantes trans na UFPR: como alterar o nome social sem a retificação nos documentos oficiais?

SIPAD comunica     21 de dezembro de 2020 - 10h42

Estudantes da UFPR que se reconhecem trans (travestis e transexuais) e não possuem retificação do nome e gênero nos documentos oficiais, poderão incluir o nome social nas plataformas digitais.

Imagem gráfica com fundo em um tom pastel rosa, na parte superior e na parte inferior, um tom pastel azul. Na parte superior da imagem, centralizado, escrito na cor preta: Nome Social na UFPR. Abaixo, há um espaço em azul sem informações e no canto inferior esquerdo, está a logo da SIPAD e da UFPR. À direita da imagem, está a ilustração de uma mulher negra que caminha para a esquerda; seus cabelos são pretos e estão amarrados; usa como capa a bandeira do orgulho trans, maiô pink, meia calça cinza e botas pretas.
Imagem gráfica com fundo em um tom pastel rosa, na parte superior e na parte inferior, um tom pastel azul. Na parte superior da imagem, em destaque, está escrito em preto: O uso do nome social é um direito! RESOLUÇÃO N° 29/15 - CEPE. Embaixo, está escrito: Garante o uso do nome social por pessoas trans (travestis, transexuais e transgêneros), para fins de inscrição nos processos seletivos e registros internos de discentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Abaixo, no canto esquerdo, há a ilustração de uma mão negra que segura a bandeira do orgulho trans, que é composta por listras na seguinte sequência: azul claro, rosa claro, branco, rosa claro e azul claro. No canto inferior direito, estão as logos da SIPAD e da UFPR.

O nome social é um direito reconhecido na UFPR pela Resolução n. 29 de 2015. Para solicitar a alteração do nome sem a retificação em documentos oficiais, nas plataformas SIGA, TEAMS e nos sistemas de gestão de bolsas e outros benefícios, siga as instruções abaixo:

(mais…)

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR