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O que é a SIPAD-UFPR?

A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) tem como missão propor, fortalecer e concretizar políticas de promoção de igualdade e da defesa de Direitos Humanos, visando o desenvolvimento de ações afirmativas; o reconhecimento da diferença e da diversidade; o atendimento aos direitos de pessoas com deficiência, altas habilidades/superdotação, pessoas surdas, pessoas negras, pessoas indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, povos do campo, mulheres, LGBTIs, migrantes, refugiados/as, solicitantes de refúgio ou portadores/as de acolhida humanitária, apátridas e outros grupos histórica e socialmente subalternizados, no âmbito acadêmico, pedagógico e institucional da comunidade da UFPR.

Confira aqui a tradução da página em LIBRAS


O que a SIPAD-UFPR faz?

VESTIBULAR
Desenvolve políticas de ingresso na graduação por meio de ações afirmativas:
– cotas nos processos seletivos: pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista, pessoas surdas.
– processos seletivos específicos: vestibular indígena (10 vagas suplementares por ano); vestibular para migrantes humanitários (10 vagas suplementares por ano); reingresso para migrantes humanitários (10% das vagas remanescentes).


PÓS-GRADUAÇÃO
Acompanha e orienta ações afirmativas nos cursos de mestrado e doutorado para: pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências, pessoas trans, pessoas surdas.


MONITORIA
Acompanha o percurso de estudantes indígenas, quilombolas, pessoas negras, migrantes humanitários ou refugiados; pessoas com deficiência, pessoas trans, pessoas surdas. Desenvolve ações de fortalecimento identitário, comunicação de direitos e formação específica para estes grupos de estudantes.


FORMAÇÃO
Promove, junto com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE-UFPR) formação continuada para organização de rede de apoio a estudantes nas áreas: mulheres e LGBTI+; pessoas negras; migrantes humanitários; indígenas e quilombolas; pessoas com deficiência;

Desenvolve programa de inclusão em atividades de pesquisa e extensão (PIBIS UFPR), com apoio da Fundação Araucária de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, de estudantes que ingressam por ações afirmativas, tendo como prioritários estudantes: pessoas surdas; pessoas com deficiência; indígenas; quilombolas; migrantes humanitários ou refugiados; pessoas negras; demais estudantes que ingressam por ações afirmativas.

Desenvolve formação preparatória para processos seletivos para indígenas, quilombolas e pessoas do campo; travestis, transexuais e comunidade LGBTI; pessoas com deficiência; migrante humanitário e/ou refugiado; pessoas surdas, pessoas negras; mulheres, pessoas com vulnerabilidade socioeconômica.


ASSISTÊNCIA
Promove, junto com Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, o acesso a políticas de assistência de programas nacionais para estudantes indígenas, quilombolas, migrantes humanitários ou refugiados, pessoas com vulnerabilidade socioeconômica e pessoas negras.


APOIO E ACOLHIMENTO DE DENÚNCIAS
Desenvolve serviço de acolhimento, responsável por acolher, escutar, e orientar as vítimas de discriminação, assédio, e ou violência, acompanhando as denúncias de violação dos Direitos Humanos. Realiza também atendimento psicológico e social de vítimas de discriminação e encaminha os casos para áreas de saúde, jurídica, e de segurança quando necessário.


CONSULTORIA
Orienta o desenvolvimento de ações afirmativas e de inclusão, de forma transversal, envolvendo as diversas pró reitorias e setores da UFPR.


Além de atuar em diálogo com os diversos coletivos relacionados à promoção da inclusão, da igualdade, da acessibilidade, dos direitos humanos e das ações afirmativas e promover ações educativas de combate ao racismo, ao preconceito, à discriminação, à violência de gênero e de orientação sexual no ambiente universitário.


Versão em inglês – English version
The mission of the Superintendence of Inclusion, Affirmative Policies and Diversity (SIPAD) is to propose, strengthen and implement policies to promote equality and the defense of Human Rights, aiming at the development of affirmative actions; the recognition of difference and diversity; of meeting the rights of people with special needs, disabilities, high abilities/giftedness, deaf people, black people, indigenous peoples, quilombolas, traditional communities, rural people, women, LGBTIs, migrants, refugees, asylum seekers or bearers of humanitarian shelter, stateless persons and other historically and socially subordinated groups, within the academic, pedagogical and institutional scope of the UFPR community.

SIPAD develops undergraduate admission policies through affirmative action:
– Quotas in selection processes for admissions: black people, indigenous people, people with disabilities, people with autism spectrum disorder, deaf people;
– Specific selection processes for admissions: indigenous vestibular (10 additional places per year); specific selection process for humanitarian migrants (10 additional places per year); re-entry for humanitarian migrants (10% of the remaining vacancies);
– SIPAD accompanies and guides affirmative actions in master’s and doctoral courses for: black people, indigenous people, quilombolas, people with disabilities, trans people, deaf people;
– It develops preparatory training for the selection processes of indigenous people, quilombolas and rural people; transvestites, transsexuals and the LGBTI community; disabled people; humanitarian migrant and/or refugee; deaf people, black people; women, people with socioeconomic vulnerability;
– Accompanies the journey of indigenous students, quilombolas, black people, humanitarian migrants or refugees; people with disabilities, trans people, deaf people. It develops identity strengthening actions, communication of rights and specific training for these groups of students;
– It promotes, together with the Dean of Personnel Management (PROGEPE-UFPR), continuous training for the organization of a support network for students in the areas: women and LGBTI+; black people; humanitarian migrants; indigenous people and quilombolas; disabled people;
– It promotes, together with the Dean of Student Affairs, access to assistance policies of national programs for indigenous students, quilombolas, humanitarian migrants or refugees, people with socioeconomic vulnerability and black people. SIPAD’s staff accompanies the academic trajectory of these students;
– It also develops a program of inclusion in research and outreach activities (PIBIS UFPR), with support from the Araucária Foundation for Scientific and Technological Development, for students who enter through affirmative actions, prioritizing the following students: deaf people; disabled people; indigenous people; quilombolas; humanitarian migrants or refugees; black people; other students who enter through affirmative action;
– It guides the development of affirmative actions and inclusion, in a transversal way, involving the various pro-rectories and Deans of UFPR;

SIPAD develops a shelter service and is responsible for welcoming, listening, guiding victims of discrimination, harassment, and/or violence, following up on complaints of violations of Human Rights. It also provides psychological and social assistance to victims of discrimination and referral to health, legal and security areas when necessary.

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